O Dia de Reis na França: a surpresa da GALETTE DES ROIS!

Hoje é o Dia de Reis, data que marca o fim dos festejos de Natal e dia em que, na simbologia cristã, os três reis magos vieram RENDRE VISITE (visitar) À L’ENFANT JÉSUS (ao menino Jesus) e lhe presentear com incenso, ouro e mirra. Embora, na França, o dia não seja feriado, é tradicional entre as famílias a comemoração de L’EPIPHANIE (Epifania, nome do Dia de Reis por lá).

Segundo uma das compilações dos costumes franceses feita por Graziella Roche, fundadora do Instituto Roche junto com o marido, Alexandre, o principal hábito relacionado à Epiphanie é TIRER LES ROIS (escolher o rei, em tradução livre). Para isso, come-se uma torta, a GALETTE DES ROIS, que contém um pequeno objeto, LA FÈVE – uma “fava”, que equivaleria a uma “surpresa do Kinder Ovo”. A pessoa que é “sorteada” com a fève se torna o rei ou a rainha, coloca uma coroa de papelão na cabeça que marca o seu “reinado”.

Essa torta, feita com pó de amêndoas, “à la FRANGIPANE”, costuma ser vendida nas padarias e confeitarias francesas já acompanhada da coroa de papel.

Segundo a Madame Roche, o Dia de Reis “à francesa” remonta a uma origem pagã. “Os romanos também celebravam uma festa dos Reis, sorteando com favas a pessoa que seria a rainha do festim. Eles mesmos emprestaram esse uso aos gregos, que usavam favas para eleger seus magistrados”, conta.

E a GALETTE DES ROIS?

Para não ficar só na teoria, abaixo segue uma receita da GALETTE DES ROIS a partir do site Petit Chef.

Ingredientes:

2 discos de massa folhada

125g de açúcar

60g de manteiga amolecida

3 ovos

150g de amêndoas em pó

Preparação:

  1. Misturar as amêndoas em pó com o açúcar, depois juntar a manteiga amolecida e misturar tudo muito bem. Por fim juntar os 3 ovos e misturar novamente.
  2. Pousar uma massa folhada sobre uma forma de torta e verter a mistura anterior dentro.
  3. Dobrar as pontas da massa sobre o creme e pincelar com clara de ovo para que a outra massa cole mais facilmente.
  4. Cobrir com a segunda massa folhada, cortar o que ficar de fora e colar bem à massa de baixo onde pincelou a clara. Não se esqueça de colocar a FÈVE antes de cobrir com a massa, caso queira seguir a tradição da Epiphanie Francesa.
  5. Pincelar a massa com ovo batido e com a ajuda de uma faca fazer desenhos sobre a massa
  6. Levar ao forno 30 minutos a 180ºC.