Tem carnaval em Paris? Tem, sim senhor!

A folia do Carnaval – com seus desfiles, blocos, máscaras, música e brincadeiras – não acontece só no Brasil, embora sejamos “mestres” nessa festa popular. Há o Mardi-Gras de Nova Orleans, nos Estados Unidos, o mascarado Carnaval de Veneza, na Itália, e mesmo na França há o Carnaval de Nice. Mas Paris, capital francesa, também tem!

Apesar de ser atualmente pouco conhecido, o Carnaval de Paris tem uma história que remonta à Idade Média e que faz parte, inclusive, da literatura de Victor Hugo e dos primórdios do cinema, filmado pelos irmãos Lumière e Georges Meliès. No entanto, a organização do evento foi perdendo força ao longo do século XX. Depois da II Guerra Mundial, já nem mais se ouvia falar de Carnaval na capital e houve até quem não soubesse que Paris um dia já caiu na folia!

No entanto, a partir dos anos 1990, iniciativas da sociedade civil começaram a trabalhar para a RENAISSANCE (o renascimento) do Carnaval parisiense. Em 1998 reapareceu LA PROMENADE DU BOEUF GRAS (o passeio do Boi Gordo), em referência aos dias “gordos” de Carnaval: Dimanche, Lundi e Mardi Gras, este o último dia de festa. Na França, diferentemente do Brasil, não se festeja a quarta-feira de cinzas. Um mês depois acontece outro festejo, exclusivamente feminino, chamado de REINES DES BLANCHISSEUSES DE LA MI-CARÊME, em tradução livre, o desfile das lavadeiras. A “mi-carême” é um período bem no meio da quaresma católica (carême, em francês).

Cartaz do Carnaval de Paris, que em 2022 acontece em 27 de fevereiro

E vai ter Carnaval esse ano? Sim! Apesar de a pandemia ter adiado a realização da festa em 2021, em 2022 a Promenade du Boeuf Gras acontece no domingo, 27 de fevereiro, com um trajeto que liga a Place Gambetta, no 20e Arrondissement, até a Place de la République, na região central da capital. No site oficial do Carnaval de Paris, os organizadores descrevem a folia como “uma alegre festa tradicional, independente, livre, benévola, gratuita, apolítica e autogestionada”.

Por fim, o Brasil de alguma forma também estará lá, influenciando a massa: entre os grupos musicais que vão animar o desfile do Boeuf-Gras, estão duas bandas de “batucada”: Pernambucongo e Maracujá!